TJSP na Mídia: digitalização de processos em Santos, recorde de medidas protetivas e Semana da Acessibilidade
Destaque em sites e emissoras de TV.
Iniciativas do Judiciário paulista foram destaque na imprensa nos últimos dias. O Jornal Tribuna - 1ª Edição noticiou a digitalização de mais de 25 mil processos na Comarca de Santos desde 2022. O Jornal da Record trouxe reportagem sobre o recorde de concessão de medidas protetivas em casos de violência doméstica no estado, nos primeiros sete meses do ano. Já o site Cartão de Visita News, do Portal R7, publicou matéria sobre a 5ª Semana da Acessibilidade do TJSP, iniciada na última segunda-feira (16).
Digitalização
A reportagem do telejornal da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, destacou algumas das vantagens da digitalização dos processos, sobretudo a maior agilidade da tramitação e a economia com espaço físico e papel – foram mais de 8 milhões de folhas. A juíza diretora do Fórum de Santos, Renata Sanchez Guidugli Gusmão, contou que o trabalho foi iniciado na pandemia, a partir de convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Santos, e enfatizou a praticidade dos processos eletrônicos. “Todas as partes têm acesso aos autos com uma senha, para acessar da própria casa ou de onde estiver”, explicou. Assista à reportagem.
Medidas Protetivas
A matéria do Jornal da Record destacou o recorde de concessão de medidas protetivas pelo Judiciário paulista entre janeiro e julho deste ano: foram mais de 58 mil, o que representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas cerca de 50 mil. A matéria enfatizou se trata de instrumento eficaz no combate à violência doméstica, assim como o registro de boletim de ocorrência pela internet e a busca por redes de apoio. Confira na íntegra.
Semana da Acessibilidade
O site Cartão de Visita News destacou o dia de abertura da 5ª edição da Semana da Acessibilidade, conduzido pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e pelo presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, desembargador Irineu Jorge Fava. Abordou as palestras apresentadas pela senadora Mara Gabrilli, que falou sobre persidade, equidade e inclusão social, e pelo promotor de Justiça Fernando Gaburri, que abordou as relações de trabalho para pessoas com deficiência. Também informou sobre a programação do evento, promovido pela Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), que se estende até sexta-feira (20) com palestras on-line, além de uma apresentação musical. Leia a matéria completa.